terça-feira, 2 de agosto de 2016

Château Fleur Cardinale Saint-Emilion Grand Cru Classé

Numa deliciosa noite de inverno a convite da Casa Flora, aconteceu com poucos convidados uma degustação vertical do Chateau Fleur Cardinale safras de 2006 a 2009. Cave que já tem seu lugar de destaque na classificação e premiação dos Grand Cru Classe de Bordeaux.

Isto prova que determinação e entusiasmo misturados com paixão, impera sua suave marca ao erguermos uma taça e degustarmos seus vinhos, sentindo aromas poderosos que irão de frutas maduras a notas florais. Elegantes e harmoniosos com um potencial de longo envelhecimento em garrafa. Tonalidade profunda e densa na sua cor.

Todo vinho de Bordeaux possui um “Q” de sedução, um estilo sempre forte e presente. O Fleur Cardinale comprova estas sensações.


Château Fleur Cardinale
Saint-Étienne-de-Lisse, France
Lieu-dit Thibaud, 33330 Saint-Etienne-de-Lisse, France



Chateau Fleur Cardinale, localizado no leste de Saint- Emilion, focalizado em um planalto de calcário , foi adquirida pelo casal Florença e Dominique Decoster 
Uma idéia inspiradora, aquelas que sempre antes de entramos no estagio do sono profundo aparecem como um raio de luz. E foi assim com Foi Florence Decoster, alimentado essa idéia e a ser concretizadas no ano de 2001. Eles adquiriram a propriedade em Maio de 2001
Florença e Dominique, amantes da natureza e da gastronomia se encantaram com o projeto de possuir um vinhedo, e com seus constantes e arrebatadores investimentos tanto no local da adega como na vinha, transformaram o Chateau Fleur Cardinale em tão pouco tempo num ícone da faixa azul de denominação dos vinhos de Bordeaux.
Chateau Fleur Cardinale foi promovido ao posto de Saint- Emilion Grand Cru Classé em 2006 e confirmado em 2012.
O casal Dominique Florença Decoster também já idealizava sobre o vinho que gostariam de produzir, Uma ideia que refletia o amor deles pela região de Saint- Emilion e acima de tudo que expressasse o terroir da vinha de Château Fleur Cardinale. Combinando assim a qualidade destas energias com a elegância que os amantes do vinho buscam e apreciam.



Comentários da mídia das safras degustadas na noite de 28/07  por alguns experts do mundo do vinho. 

ANO 2007
WEINWISSER /LE GUIDE PARKER des Vins de France EXCEPTIONNEL Château Fleur Cardinale (Saint Emilion)
ANO 2008
JAMES MOLESWORTH, WINE SPECTATOR,… Other good deals that typify the vintage’s appeal include… Château Fleur Cardinale
ANO 2009

ROBERT PARKER, THE WINE ADVOCATE. A good value among over-achieving St-Emilion estates is Fleur Cardinale’s 2009. Composed of 70% Merlot, 20% Cabernet Franc and 10% Cabernet Sauvignon, some of the abrasive tannins noticeable early on in this big wine


Nota: Em 2011, Florence e Dominique Decoster adquiriu Château Croix Cardinale Saint- Emilion Grand Cru, junto ao Château Fleur Cardinale.
As duas propriedades pertencentes à Florença e Dominique Decoster estendem-se por uma área de 23,5 hectares para o Château Fleur Cardinale, e uma área de quatro hectares para o Château Croix Cardinale.As vinha são  plantadas em solo argilo-calcários no meio das encostas e desfrutar de uma colheita idêntica, notável por sua 75% dominância de Merlot, juntamente com 20% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon.


Agradeço ao convite de Abel Mendes da Casa Flora qual importa estes vinhos.  
Avenida das Américas, 700 bloco 5 sala 313 Barra da Tijuca   




Texto: Leila Bumachar
Dados e fotos:
Winery
www.fleurcardinale.com
Gastro Wine Tour