domingo, 29 de março de 2015

Alpine absinto genipi Artemisia, a fonte do Licor de Genepi -Chartreuse



Genepi ! Você conhece? Um belíssimo licor aperitivo, que tem na sua composição Chartreuse é produzido embebendo as aromáticas cabeças de flor absinto em um álcool forte, clara. Esta é uma forma intensificada do Genepi que foi inventada no início do século 18. A palavra também é usada para referir-se a plantas alpinas do gênero Artemisia comumente chamados de absinto que fornecem do licor sabor, cor e efeito. 

Palavra Genepi tem origens etimológicas incertos, mas está fortemente associada com o Savoy região. é o nome genérico de diferentes plantas aromáticas típicas dos Alpes. Tem havido um grande número de licores de sucesso que se assemelhavam ingredientes significativos Genepi ou compartilhados com ele.

O mais famoso criado no início de 1700 por cartuxos monges nas montanhas além Grenoble, é Chartreuse. O produto em todo o mundo como o conheceu através de marcas como a Grande Chartreuse e ATC Chartreuse é consideravelmente mais complexa do que Genepi tradicional, mas seu sabor vem claramente a partir da mesma planta aromática.

Os cartuxos, destilando plantas de mais de 400 anos, tem sua própria receita secreta Genepi, incluindo vária maceração e destilação. Este processo especial permite que as plantas alpinas liberem todos os seus aromas.


A região Rhône-Alpes, na França, possui um ambiente natural fantástico, com montanhas que oferecem excelentes áreas de esqui, vales verdejantes, vinhedos, lagos, cavernas pré-históricas e parques nacionais com densas florestas. No leste da região, na direção dos Alpes, encontram-se as cidades de Grenoble, cheia de arte e museus de folclore, Chambery, com o seu castelo dos Duques de Sabóia, e Chartreuse, que abriga o Mosteiro dos Cartuxos e é produtora do famoso licor do mesmo nome.


Ordem dos Cartuxos é uma das mais antigas ordens monásticas cristãs no mundo.
Em 1605, o marechal d'Estrées deu aos monges da Cartuxa de Vauvert em Paris um manuscrito que revela a fórmula para um Elixir da Longa Vida, cuja origem ninguém sabe. Na verdade, neste momento, só apoticarios monges possuíam os conhecimentos necessários para trabalhar com plantas.
Ano de 1737, no Mosteiro da Grande Chartreuse perto de Grenoble o apoticario de La Grande-Chartreuse, o irmão Jerome Maubec, decide fazer um estudo completo da receita e foi responsável por fixar sua fórmula. Sua comercialização foi, então, muito limitada: o irmão Charles, que estava montado em uma mula, vendeu nos mercados de Grenoble e Chambéry. Ainda fabricado para as mesmas indicações, este "Elixir da Longa Vida" é agora conhecido sob o nome de "Elixir Vegetal de La Grande-Chartreuse" é 71º.

The Green Chartreuse, 55, chamado de "Saúde licor" surge no ano de 1764. Seu com sucesso imediato, porem limitada à região do Dauphiné.
Em 1903, os cartuxos foram expulsos da França. Eles levam o seu segredo e implementam uma destilaria em Tarragona (Espanha). Ano 1929 monges então recuperados usando o nome de Chartreuse retomam a destilação na França, sua antiga destilaria FOURVOIRIE construído em 1860, perto do Mosteiro da Grande Chartreuse.
Sociedade CHARTREUSE difusão é que, desde 1970, é responsável pela embalagem, publicidade e venda de produtos feitos por dois cartuxos. Responsável por esta missão através de sua Ordem, trabalhando sob sigilo e são os únicos que sabem os detalhes da produção. Ainda hoje, como antes, a fórmula é um mistério que não poderia ser revelado até pelos métodos de investigação modernos.


Chartreuse SOLEIL
1 parte de verde Chartreuse,
6 partes de suco de laranja,

Com gelo.















Chartreuse Tonic
Em um copo alto,
1 parte de verde Chartreuse,
9 partes tônica














Fonte de dados e fotos
http://www.chartreuse.fr/tradicionales;article;56;es.html
http://viajando.expedia.com.br/noticias/rhone-alpes-e-considerada-regiao-da-franca
http://elmaxilab.com/definicao-abc/letra-c/cozinha-dauphinoise.php
http://www.chartreuse.fr/historia-de-los-licores-;article;40;es.html
Edição de Texto Leila Bumachar


Nenhum comentário:

Postar um comentário