domingo, 5 de outubro de 2014

Brigadeiro. O doce e sua lenda!

Você conhece a historia do doce mais querido desde sua primeira festa de aniversário! O Brigadeiro! O Brigadeiro é 100% nacional.
Ele sempre está presente em praticamente todas as festas de aniversário, junto com o cajuzinho e o beijinho
Aqui então vai a historia ou lenda da origem do seu nome!
Diz a lenda e muitos outros que o nome seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, liberal, de físico avantajado e boa aparência.
Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce teria sido criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. 
A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos.
Docinho de chocolate, até então quase anônimo, era preparado pelas eleitoras, faziam o doce e os trocavam por donativos para campanha.
Os eventos se tornaram populares e com os amigos presentes para degustar o “docinho do brigadeiro”, De tanto ser apresentado desse modo, o docinho, que não tinha nome, passou a ser chamado Brigadeiro’
Somente ate hoje na região do Rio Grande do Sul o doce é conhecido como Negrinho.
 Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha;
Ou que tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". 

Brigadeiro tradicional

-Ingredientes: 1 lata de leite condensado / 4 colheres de chocolate  em pó / (ou 8 colheres de raspas do seu chocolate favorito) / 1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal / Raspa de chocolate para decorar.

-Preparo: Abra a lata de leite condensado e despeje na panela. Acrescente o chocolate em pó (ou as raspas de chocolate), misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto**, retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as em raspas de chocolate ao leite ou meio-amargo e acomode-as nas clássicas forminhas de papel plissado.

                                            Versão dos chefs para o Brigadeiro de colher

Ou de copinho!

Edicáo de Texto e fotos
Leila Bumachar
Fonte de dados e Fotos
l.. Bumachar
www//pt.wikipedia.org/