quarta-feira, 25 de junho de 2014

Austrália no mapa dos vinhos!


Estacas de videira do Cabo da Boa Esperança foram levados para a colônia penal de Nova Gales do Sul por Governador Phillip na Primeira Frota em 1788. Uma tentativa de produção de vinho a partir destas primeiras videiras falhou, mas com perseverança, outros colonos conseguiram cultivar com sucesso as videiras para produção de vinho, e vinho feito australiano estava disponível para venda no mercado interno pela década de 1820.


Em 1822 Gregory Blaxland tornou-se a primeira pessoa a exportar vinho australiano, e foi o primeiro produtor a ganhar um prêmio no exterior.Em 1830 vinhas foram estabelecidas em Hunter Valley












Em 1833, James Busby é amplamente considerado como o "pai" do vinho australiano indústria, retornou  com a primeira coleção de cepa de Espanha e França  para a Austrália, uma seleção séria de castas, incluindo a maioria das uvas clássicas francesas e uma boa seleção de uvas para produção de vinho fortificado.











A produção e a qualidade do vinho australiano tiveram uma extrema melhora com a chegada de colonos livres de várias partes da Europa, que usaram suas habilidades e conhecimentos para estabelecer algumas das regiões vinícolas. Como os emigrantes da Prússia, em meados da década de 1850 foram importantes na criação do Sul da Austrália Barossa Valley como uma região vinícola.
 
Até o final de 1970, a produção de vinho australiano consistia em grande parte, mas não exclusivamente, de doces e vinhos fortificados Desde então, a Austrália tornou-se rapidamente um dos líderes mundiais em a quantidade e a qualidade dos vinhos que produz.
Enólogos australianos primeiros enfrentaram muitas dificuldades, principalmente devido ao clima australiano desconhecido. No entanto, eles finalmente alcançaram um sucesso considerável. Nos últimos anos, orgânicos e biodinâmicos vinhos têm vindo a aumentar em popularidade, seguindo uma tendência mundial. Em 2004, Austrália sediou o I Fórum Internacional de Vinhos Biodinâmico em Beechworth, Victoria, que trouxe produtores de vinho juntos biodinâmicos de todo o mundo. 

Resultados de produção de vinho australianos têm sido impressionantes e estabeleceu valores de referência para uma série de variedades, como Chardonnay e Shiraz.
Além disso, os australianos têm inovado na gestão de viticultura e em técnicas de vinificação, e eles têm uma atitude geral para com o seu trabalho que os diferencia de produtores da Europa. A indústria vinícola australiana tem sido extraordinariamente bem-sucedida em sua expansão global desde a década de 1980, e representa uma séria ameaça competitiva aos produtores do Velho Mundo, como França
Segundo o crítico de vinhos Matt Kramer observa que "a mais poderosa influência no vinho hoje vem da Austrália”.

A Austrália é um dos países produtores de vinho com maior destaque no mundo. Algumas das vinhas mais antigas do mundo estão aqui. Pequenas ou grandes, tradicionais ou boutiques as vinícolas oferecem uma grande variedade de experiências. 
A Austrália possui mais de 60 regiões de vinhas, cada uma com suas variedades e características únicas. Descubra alguns dos mais antigos vinhedos de Shiraz no Barossa Valley e no McLaren Vale, na Austrália do Sul, ou da premiada sauvignon Blanc em Margaret River, na Oeste da Austrália. Participe de um dos eventos de vinhos realizados no Hunter Valley, próximo a Sydney, ou prove os vinhos chardonnay, pinot noir e espumantes originais do Yarra Valley, próximo a Melbourne.
Entre em quase todas as adegas, da região do Rio Margaret ao Vale do Huon, na Tasmânia, da Península Mornington ao Hunter ou Barossa Valley, você pode encontrar e conversar com os vinicultores, que são geralmente vinheiros de segunda ou terceira geração.
 
Praticamente todas as regiões produtoras de vinho têm um festival anual, no qual o vinho, a culinária e a cultura local podem ser degustados. O maior deles é o bianual Tasting Austrália, que demonstra alguns dos melhores vinhos que a Austrália tem a oferecer, quando os amantes do vinho podem testar seu paladar em vinhos da mais alta qualidade, que participaram do Royal Adelaide Show, ou explorar o mundo da produção biodinâmica de vinhos. Também acontecem leilões de vinhos, e jantares.
  

As principais castas são Shiraz, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Sémillon e Riesling. O país não tem uvas nativas, e Vitis vinifera variedades foram introduzidas da Europa e da África do Sul início do século 19.
Algumas variedades foram criadas por viticultores australianos, por exemplo, Cienna e TarrangoCerca de 130 diferentes variedades de uvas são usadas pelos produtores comerciais na Austrália.
Nos últimos anos, muitos vinicultores começaram a explorar os chamados "alternativos" variedades diferentes dos listados acima. Muitas variedades da França, Itália e Espanha, por exemplo, Petit Verdot, Pinot Grigio, Pinot Noir, Sangiovese, Tempranillo e Viognier estão se tornando mais comum. Vinhos de muitas outras variedades estão sendo produzidas. 

Regiões vinícolas da Austrália



Hunter Valley, Nova Gales do Sul
O Hunter Valley em New South Wales é a mais antiga região vinícola da Austrália. Também é prestigiada por suas escolas de culinária. Aqui você pode experimentar queijos locais, chocolates artesanais, charcuteria, laticínios, azeites e pães de levedura especialmente fermentada diretamente com os produtores. E participar de uma aula de degustação de vinhos numa ampla seleção de vinhos em uma das mais de 150 adegas.
Barossa Valley, Austrália do Sul
O Barossa Valley na Austrália do Sul é uma das mais antigas e refinadas regiões vinícolas da Austrália e do mundo. Estabelecido em 1842 por imigrantes europeus, ainda retém aquele charme do velho mundo. Existem cerca de 150 vinícolas e adegas no Barossa Valley. Também é conhecida por sua produção sazonal, pelos produtores de alimentos artesanais e seus restaurantes premiados.
Clare Valley, Austrália do Sul
O Clare Valley é uma das mais antigas regiões vinícolas da Austrália. É mais conhecido por seu vinho Riesling e geralmente é chamado de lar do Riesling australiano. Seu clima ao estilo mediterrâneo40 quilômetros entre as cidades de Auburn e Clare. 
McLaren Vale, Austrália do Sul
McLaren Vale é o berço da indústria vinícola da Austrália do Sul e abriga algumas das vinhas mais antigas do mundo. O McLaren Vale tem 65 vinícolas, a maioria do tamanho de boutiques. É possível encontrar cerca de 270 produtores independentes de uvas. Nos finais de semana, visite os mercados dos fazendeiros e prepare sua cesta de piquenique com pão fresco, queijo, azeitonas e frutas ou saboreie um delicioso almoço no pitoresco restaurante da vinícola.
Península Mornington, Victoria
A uma distância pequena de Melbourne com mais de 200 vinhedos se localiza a Península de Mornington em Victoria. Nesta região de amantes da culinária podem passear entre bosques de oliveiras com paisagens do oceano. Numa jornada de culinária e vinho.

 
Yarra Valley, Victoria
O Yarra Valley abriga mais de 80 vinícolas, que vão de operações familiares menores a latifúndios. A região é renomada por produzir os melhores vinhos pinot noir e espumantes da Austrália, além de diversos outros vinhos de clima frio. A primeira região vinícola foi plantada em Victoria em 1838.

Rio Margaret, Oeste da Austrália

Com muitos vinhedos de primeira classe e restaurantes premiados, o Rio Margaret é uma das mais famosas regiões de vinhos e alimentos da Oeste da Austrália. Um passeio pelas adegas pode terminar numa jornada culinária, com um tempo para explorar o Great South West da Oeste da Austrália.  Os vinhedos são deslumbrantes.
Swan Valley, Oeste da Austrália
Bem ao norte de Perth, às margens do tranqüilo Swan River, fica o Swan Valley, a região vinícola mais antiga do Oeste da Austrália. Escolha uma ou duas garrafas nas fantásticas adegas butique do Swan Valley. Siga a rota gastronômica e de vinhos do Swan Valley e sacie seu apetite em restaurantes refinados, e barraquinhas ao longo da estrada que vendem a produtos frescos locais. Jante ao ar livre nos restaurantes das vinícolas ou prepare um piquenique e dirija-se a um parque nacional.
10 maiores produtores de vinho branco da Austrália
Atualmente o vinho branco produzido na Austrália, se tornou um foco de alta qualidade no mapa mundi das vinícolas. Em 2012 Decanter magazine no mês de julho publicou uma edição como 10 tops produtores de vinhos brancos australianos, segundo a analise do especialista Huon Hooke. O importante foi encontrar um equilíbrio entre grandes e pequenos, antigos e novos, especializações varietais e regiões. 

Bindi Wine Griwers
Bindi, Quartz Chardonnay 2010











Tyrrell”s
Tyrrell de, Single-Vineyard HVD Semillon 2006 














Oakridge ,Yarra Valley, Victoria

Oak Ridge, 864 Lusatia Parque Vineyard Chardonnay 2010
 














Yalumba
Yalumba, Virgilius Viognier 2009














Howard Park ,Austrália Ocidental
Howard Park, Chardonnay, Great Southern 2009














Bay of Fires .Tasmânia
Bay of Fires, Sauvignon Blanc 2011 
















Cullen ,Margaret River, Oeste da Austrália
Cullen, Kevin John Chardonnay 2009 














Penfolds ,Barossa Valley, Austrália do Sul
Penfolds, Yattarna Chardonnay 2009 














Vasse Felix ,Margaret River, Oeste da Austrália
Vasse Felix, Sauvignon Blanc Semillon-2010 















Grosset ,Clare Valley, Austrália do Sul
Grosset, Riesling Off-Dry 2011 












Edicáo de Texto e fotos 
Leila Bumachar
Fonte e Fotos
http://www.decanter.com/wine/reports
http://www.australia.com/pt-br/about/australias-landscapes/australian-wineries.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Australian_wine
http://www.ultimatewineryexperiences.com.au/sites/
http://wps.pearsoned.com.au/wps/media/objects