domingo, 9 de maio de 2010

Uma volta por Istambul em 3 dias

Em Istambul segui um pouco este belo  roteiro de 36 horas em Istambul by Jennifer C0nlin do New York Times Syndicate. 
As dicas foram preciosas para elaborar meu roteiro na volta a Istambul depois de 10 dias rodando outras cidades da Turquia.



Do perfil da cidade, contendo tanto minaretes quanto torres de igrejas, ao chamado à oração competindo com música lounge em um café badalado, Istambul é a única grande cidade presente em dois continentes. Apesar de ser conhecida por vistas que datam de milhares de anos, ela também conta com uma cena contemporânea fascinante, e frequentemente ignorada, que está finalmente recebendo atenção internacional. Como uma Capital da Cultura Europeia de 2010, a cidade está exibindo artistas locais tanto em áreas históricas quanto nos novos museus, em outro exemplo de como Istambul está entre as cidades visualmente mais estimulantes do mundo.






Primeiro dia:
Caminhada no início da noite pela avenida mais famosa de Istambul, Istiklal Caddesi, uma via de pedestres no distrito Beyoglu, repleta de butiques, restaurantes, patisseries e galerias.
 Parada no  Ada Cafe & Bistro , um café moderno que também serve como livraria e loja de música, e belo café turco.
Mesmo com tempo curto sentar no  terraço e observar a diversidade de Istambul, desde as mulheres muçulmanas conservadoras usando lenços de cabeça até adolescentes vestindo o mais recente Versace.
Happy Hour
No topo do edifício Misir Apartments fica o 360 Istanbul um bar e restaurante de cobertura com uma vista que faz jus ao seu nome. 
Com uma taça de belo vinho de origem Turca, aprecie  a vista do  Bósforo, Hagia Sophia, até mesmo o Mar de Mármara. Desfrute também da vista interna, já que este bar da moda, em aço e vidro, é um dos locais mais altos para ver e ser visto tanto pelo jet set quanto pelos cidadãos mais glamourosos de Istambul.
Jantar
Prepare-se para caminhar por ladeiras íngremes ao andar em Cihangir, um bairro dentro de Beyoglu conhecido por sua arquitetura e comunidade criativa de artistas, escritores e tipos de mídia. Com uma mesa no badalado  Meyra Cafe and Restaurant , que oferece a atmosfera distinta do bairro. Para começar, experimente a patlican (berinjela) assada com mussarela e molho de tomate, e o boregi – massas recheadas com ricota e filé mignon servido com coalhada, alho e hortelã. Tudo com outro excelnte vinho turco harmonizando.
Ultimo drink da noite, música do Gueto 
Música contemporânea em um ambiente da moda, um music lounge aberto em 2007 e que se tornou um dos pontos mais falados da cidade. Situado em uma ex-padaria com teto abobadado e afrescos, o Ghetto parece quase uma igreja em sua dedicação a novos artistas que tocam world music, progressivo e jazz. Os shows começam às 22h nas quintas, 22h30 nas sextas e sábados

Segundo dia 
Café da manha e almoço com arte.
Aberto em 2005 em um depósito no Bósforo, o Istanbul Modern  conta não apenas com dois andares de obras de arte contemporâneas de artistas locais, mas também com um jardim de esculturas, biblioteca e restaurante.
Almoço no terraço cheio de estilo com vista para o Bósforo, onde a vista rivaliza com a arte. Incrivelmente, a comida, uma mistura de pratos turcos e europeus, também é ótima. 
Fizemos a reserva para uma  mesa ao ar livre.
Tarde
Passeio no Estreitode Bósforo.
Novamente de volta ao Bosforo seguimos para empresa TurYol uma empresa que opera embarcações menores e mais velozes tanto para moradores locais quanto turistas.
Ela oferece um passeio de 90 minutos com saída do porto de balsa Eminonu, no pé da Ponte Galata, ao lado do Chifre de Ouro, indo até Rumelihisari, local de um forte otomano no trecho mais estreito do Bósforo, antes de retornar para Eminonu
O capitão tenta permanecer o mais próximo possível da costa, para que você possa conferir as encantadoras velhas casas de madeira otomanas, as novas residências de luxo e muitos restaurantes finos, clubes e hotéis elegantes que margeiam ambos os lados do estreito.
Obs Este passei é imperdível .
Final da tarde Galerias e +Arte+Politica
O Misir Apartments pode parecer como qualquer outro edifício belamente restaurado do século 19 em Istambul, mas ele na verdade abriga algumas das galerias de arte mais bacanas da cidade. Visitaa Galerist e Galeri Nev .Ambas exibem obras de artistas locais que recentemente chamaram a atenção de marchands internacionais. Grande parte das exposições não são apenas provocantes, mas também controversas, lidando com uma série de temas políticos e sociais que marcam a Turquia moderna.
Jantar
Mikla, no Marmara Pera Hotel, por suas vistas espetaculares assim como pela sua decoração elegante, moderna. Projetado como um espaço de living multidimensional ao ar livre, você pode facilmente se sentir parte da silhueta da cidade. O cardápio mediterrâneo-escandinavo pode soar estranho no início funciona. 
Obs.Meu hotel em Istambul excelente serviço e localização ,,, Marmara!
Ultimo drink umpaseio
Andamos apos o jantar para a Fransiz Sokagi ,Rua Francesa, onde um projeto de reforma de dois anos, que teve início em 2004, presta homenagem aos muitos franceses que viveram em Beyoglu no século 19.
Curiosidade que encontrei "as as pedras na rua foram arranjadas por arquitetos de Paris e os postes de luz a gás de carvão com 100 anos vieram de Paris".
Com varios cafés ao ar livre ao longo das ruas , ao longo da noite ficam umpouco barulhentos e cheios. Aproveitei a dica de um local a cobertura do Artiste Terasse , com mais uma vista espetacular de Istambul.

Terceiro Dia 
Café da manha no Four Seasons at the Bosporus . com um farto bufe e  seu amplo terraço de mármore à beira-mar, com grandes vistas do Bósforo e da margem asiática.
Um café da manhã à beira-mar, onde o tema vermelho e branco se espalha dos guarda-sóis das mesas aos gerânios e almofadas das cadeiras.Da doca privada, é possível ver os hóspedes chegando em seus próprios barcos. Relaxando para despedida.
Os táxis  em torno da área principal da cidade são abundantes. Mas o transito é caótico


Hotel Mamara Taskin








Texto e Foto
Leila Bumachar