sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Santiago de Compostela nos caminhos da Fé, Vinhos e Culinária original.

Kilómetro 0 do Caminho de Santiago, no centro da Praça do Obradoiro.

Santiago de Compostela juntamente com Jerusalém e Roma, é um dos lugares de peregrinação mais importantes do mundo. 
A maioria dos peregrinos utilizam o Caminho Francês, que começa em Roncesvalles ou em Saint Jean Pied de Port, passando através de Espanha, em direção a Santiago de Compostela. 
Mas há peregrinos que inciam sua jornada em suas terras natais, como na a Alemanha e na Áustria, afinal não importa o caminho escolhido plagiando um velho ditado ""Todos os caminhos levam a Santigo de Compostela"" 
A história de Santiago de Compostela constrói seu relato e sua historia na muito antiga arquitetura religiosa.
Ao caminhar pelas ruelas da cidade e sua ladeiras deparamos com exemplares excepcionais, como, os dois anjos do século XIV com óculos, ou uma Virgem Maria grávida, na entrada de uma igreja.
A catedral de Santiago de Compostela é um dos pilares do cristianismo. Lá  se encontram 46 igrejas , 114 campanários, 288 altares e 36 congregações. 

GASTRONOMIA 
Que especialidades de comer e de beber são típicas de Santiago de Compostela A capital da Galiza não podia estar mais presente no que se refere à gastronomia. A oferta é variada, generosa e muito interessante. Do mar, praticamente tudo chama a nossa atenção: mexilhões galegos, "berberechos al natural" (berbigões ao natural), "almejas (amêijoas) a la marinera" ! "Pulpo (polvo) a la gallega" é um prato reconhecido internacionalmente. Há casas de comida, bares e restaurantes ao longo de toda a cidade, e há ainda o mercado onde se podem comprar ou comer todas estas especialidades. O peixe é, geralmente, de muito boa qualidade, destacando-se tanto os peixes azuis, como os brancos. É quase obrigatório deleitar-se com uma boa mariscada, na qual pode apreciar a santola, os lagostins e o lavagante. Uma vieira acompanhada por um bom vinho branco, do tipo ribeiro, godello ou albariño, é uma experiência que só pode ser vivida em Santiago! Como sobremesa, sugerimos a "Torta de Santiago", especialidade típica de Compostela, feita à base de amêndoa. 

Pulpo a la Gallega.
Torta de Santiago



A CATEDRAL
Em 1985, a Catedral de Santiago de Compostela foi declarada Patrimônio Mundial da Cultura pela UNESCO. A fachada principal chama-se Obradoiro, o que quer dizer "trabalho de ourives", porque a fachada foi trabalhada de forma muito artística e detalhada por pedreiros em princípios do século XVIII. A superfície da catedral alcança os 23000 metros quadrados. A primeira construção foi uma capela, durante o reinado de Alfonso II, entre os anos 791 e 842. A igreja de então foi destruída pelas lutas contra os Mouros e pelos levantamentos dos camponeses. A construção da catedral atual iniciou-se em 1077, durante o reinado de Alfonso VII. O túmulo do apóstolo Santiago encontra-se sob o altar na parte Leste da catedral. O famoso Pórtico do Mestro Mateo, na entrada Oeste, é considerada uma obra-prima da arquitetura. O portal Sul é a única entrada românica, datando do século XI. Foi no século XIV que se falou a primeira vez do Botafumeiro. Para louvor a Deus e como solução original para disfarçar o cheiro dos peregrinos, o Botafumeiro encontra-se pendurado por corda com 30 metros de comprimento. Ocasionalmente, é agitado por oito homens até tocar quase o tecto da catedral. Nunca se sabe quando isto ocorre exatamente, mas se tiver sorte pode assistir a esta ação. O Botafumeiro em São Tiago era filho do pescador Zebedeo e de Salomé. 


SÃO THIAGO 
Seu irmão mais novo era João. Devido ao seu enorme fervor, Jesus conferiu-lhes o título de "filhos do trono" (Evangelho segundo São Marcos, Capítulo 3, Versículo 17). São Tiago (também chamado Santiago) é, para além do seu irmão João e de Pedro, um dos discípulos prediletos de Jesus que estiveram presentes durante a revelação, permanecendo junto a Ele no Jardim de Getsemane durante as horas que precederam a Sua morte. Segundo a tradição, pregou o Evangelho durante o Pentecostes próximo da cidade de Samaria - atualmente Shomron- e em Jerusalém. Partiu para Espanha no ano 43 d.C. para pregar. Ao voltar, foi decapitado pelo Rei Herodes Agripa I da Judeia. Santiago foi o primeiro mártir de entre os apóstolos (Apóstolos, Capítulo 12, Versículos 1-2). Foi trasladado pelos seus dois discípulos de barco até à Galiza, para finalmente ser aqui enterrado. Tiago tem 1,60 m de altura e pesa 80 kg.
Sepulcro do Apóstolo Tiago.
Festa do dia de Sao Tiago 25 de Jul

Tapas e Vinho  Receita Perfeita ao cair da noite.

Várias garrafas de Alvarinho galego.





Texto e Fotos
Leila Bumachar
L.Bumachar Consultoria