terça-feira, 5 de abril de 2016

Uma Viagem pelos aromas e sabores dos vinhos da Lombardia

No ultimo dia 30 de março, em uma tarde ensolarada de outono no Rio de Janeiro, com a vista da Princesinha do Mar a famosa praia de Copacabana, a convite da Lario Import & Export, aconteceu um encontro de aromas, sabores e conhecimento dos vinhos da região da Lombardia, durante almoço o harmonizado com o menu do Chef Paulo Góes do Sá Restaurante.


A região da Lombardia, é muito vasta com cerca de 30.000 hectares de vinhedos estão espalhados ao longo de mais de 24.000 km quadrados de superfície regional plana. Uma região montanhosa mais da metade que se presta maravilhosamente bem para produção de viticultura qualidade. Por consequente as diversas áreas dos vinhos relativamente distantes uma das outras apresentam características diferentes, tanto do ponto de vista do solo e do clima.



Alberto Scarani da Cà Montebello, umas das mais tradicionais famílias de viticultores da região presente a mesa. 

Vinhos degustados no percurso do almoço: 

ESPUMANTE GIORGI CRUDDÓ
 ESPUMANTE GIORGI PLATINO
 CÀ MONTEBBELO PINOT GRIGIO
 RICCHI -TOCAI FRIULIANO
 CÀ MONTEBBELO PINOT NERO
 CÀ MONTEBBELO BARBERA
 GIORGI VIGALÓN
 RICCHI MERLOT
 GIORGI DOLCE MALVASIA



 



AZIENDA CÀ MONTEBELLO DI LUIGI SCARANI
Alberto Scarani da Cà Montebello, O Embaixador do Vinho de Ca 'Montebello, umas das mais tradicionais famílias de viticultores da região presente a mesa. A família Scarani por gerações consolidou a tradição do vinho que garantiu a continuidade da qualidade e excelência dos seus vinhos, apreciados por gerações de apreciadores. Alberto responsável por relações comerciais com o mercado mundial e Cristina brilhante e criativa na "arte enologia”.


 AZIENDA AGRICOLA RICCHI
No panorama de colinas a família da Ricchi tem transmitido por gerações, uma grande paixão. Arte de cultivar o talento das vinhas que gostam de solo excepcional e as condições climáticas. A produção de vinho das colinas morena é também o resultado de investimentos em tecnologias inovadoras, uma criteriosa seleção de uvas, juntamente como o respeito pela tradição e uma intensa pesquisa e de melhoria que estão constantemente se esforçando para garantir a alta qualidade dos vinhos.


 CANTINE GIORGI IN CANNETO PAVESE
Data de 1875 a origem da Cantine Giorgi. Desde início da fundação a meta foi realizar o grande projeto de criação, que se tornou a realidade á partir de 1970, época que os irmãos Gianfranco e Antônio, construíram uma adega, moderna e tecnologicamente avançada. Atualmente a Giorgi é uma empresa, que exporta para 59 países em todo o mundo, tem mais de 160 agentes na Itália.

 CASTELLO DI STEFANAGO
Nas colinas de Oltrepo Pavese, história e lenda se misturam na antiga casa de Castelo Stefanago (sec. XI- XIV). No vinho Stefanago Castle “é feito na vinha” e todas as uvas utilizadas só são cultivadas na fazenda. A Torre de Stefanago Castelo, com a sua história de mil anos, domina a paisagem, a vista se abre sobre as vinhas e as colinas de Oltrepo Pavese.

AZIENDA AGRICOLA ALZIATI ANNIBALE
Situada no coração de Oltrepò Pavese, Alziati proprietário, começou sua carreira como winemaker, impulsionado pelo desejo de redescobrir as emoções experimentadas quando criança época que seu pai percorria a Itália à procura de vinhos para venda. O charme dos aromas e o sabor do vinho e do mundo rural tornaram-se uma verdadeira paixão que o homem adulto. Alziati retomou no cultivo das vinhas, respeitando plenamente o seu potencial, deixando a natureza seguir seu curso, sem intervenções artificiais ou invasivas: O respeito pela natureza.

Foto cedida de  Vinhos pelo Mundo : João Luiz Manso, Ettore Longoni,Sofia Caratsoris,Leandro Lima,Leila Bumachar, Alberto Scarani,Chico Cineasta 


“Dai colli là, Oltre Po, ho rivincita. Vini di mani fatte vere, usurate dalla fatica, invecchiano, si animano sui colli partigiani, trasformano la dolcezza in alcol. Dai colli là, Oltre Po, ho rivincita. Vini vignaioli, il vino è vino, polputi e saldi i rossi, freschi e disponibili i bianchi”.







Edição do texto e fotos: 
Leila Bumachar

Fonte de dados e fotos:
http://www.vinoltrepo.org/it
https://www.google.com.br/search
http://www.quattrocalici.it/produttori-regl
https://es.wikipedia.org/wiki/Lombardía
http://giorgi-wines.it/geografia
http://www.laterratrema.org