segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Origem da Galette des Rois / Dia de Reis.

Origem da Galette des Rois / Dia de Reis.


Diz a tradição que foi nesse dia que os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu, e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco. Segundo a Bíblia, tendo Jesus nascido em Belém, no tempo do Rei Herodes, os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: "Onde está o Rei dos Judeus, recém-nascido? Vimos sua estrela e viemos adorá-lo".

Adoração dos Magos por Bartolomé Esteban Murillo, século XVII
J-BGreuzeGateauRois

A Epifania representa a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo. Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão celebra como epifanias no dia 6 de Janeiro, numa festa conhecida como Dia de Reis.
No sentido literário, a "epifania" é um momento privilegiado de revelação, quando acontece um evento ou incidente que "ilumina" a vida da personagem.
“Galette des Rois” é uma torta feita à base de massa folhada e recheada de compota de frutas ou de pasta de amêndoas, tradicionalmente, feita para celebrar a Epifania do Senhor, festa religiosa cristã que celebra a chegada de Cristo ao Mundo e as homenagens feitas pelos Reis Magos.

O bolo tradicional celebração da Epifania, em França e Quebec é vendido na maioria das padarias durante o mês de janeiro. 
Existem duas versões: no norte da França e no Quebec o bolo chamado galette des rois.
Ela possui muitas variações, mas geralmente é feita de massa folhada, coberta com geleia ou cremes de amêndoas, de chocolate.
A história da origem dessa torta é um pouco controversa, mas resumindo, escondia-se uma fava de feijão dentro da torta e quem encontrasse seria nomeado “Rois Du jour, ou rei por um dia, e teria seus desejos atendidos.
A tradição foi mudando com o tempo e se popularizando, as favas foram trocadas por jóias e objetos de porcelana, e hoje são mais comuns os objetos de plástico.

As tortas são comercializadas junto com coroas para que os reis e rainhas da noite sejam coroados. A galette tradicional sem estatueta ou coroa é servida no Palácio Elysée, em janeiro

Um pouco de feijão era tradicionalmente escondido nele, um costume tirado da Saturnalia no Império Romano: aquele que tropeçou no feijão foi chamado de "rei da festa". No galette des Rois, desde 1870 o feijão foram substituídos pela primeira vez pela porcelana, atualmente por plástico de estatuetas. 

Dia de Reis em Portugal
Portugal Bolo Rei, receita é da França, que encontra o seu caminho para Portugal durante o século 19, quando Confeitaria Nacional aberta como padaria oficial da monarquia Português em 1829. A Confeitaria Nacional foi o primeiro a introduzir essa receita para o país.

Bolo Rei em países de língua espanhola

Os Roscón de Reyes em Espanha ou Rosca de Reyes na América Latina é tradicionalmente consumido em 6 de janeiro, durante a celebração dos magos Dia de los Reyes, o "Dia dos Três Sábios".
Na maior parte da Espanha, México e em comunidades latinas nos Estados Unidos, este é o dia em que as crianças recebem presentes dos Três Reis Magos.
A rosca de reyes tem uma forma oval para simbolizar uma coroa. 
Para a decoração, as pessoas às vezes usam frutas secas e cristalizadas, como figo, marmelo ou cerejas. O fruto simboliza as muitas joias que na coroa estariam presentes. A tradição de colocar um adereço a estatueta do Menino Jesus  no bolo é muito antiga. 

O bebê Jesus, quando escondido no pão, representa a fuga de Jesus, fugindo do rei Herodes plano maligno para matar todos os bebês que poderia ser o Messias profetizado. Quem encontrar o bebê Jesus estatueta é abençoado e deve levar a estatueta para a igreja mais próxima em 2 de fevereiro, dia da Candelária /Día de La Candelária.




No Brasil por ser uns pais de tradição católica, se comemora também o dia de Reis/6 de Janeiro. Restaurantes e hotéis que tem chefes franceses ou confeitarias portuguesas espalhadas pelas grandes cidades, produzem a galette de róis e o bolo rei. 








Edição de Texto e fotos : Leila Bumachar
Pesquisa: http://www.avidafrancesa.com/hoje-e-dia-de-comer-a-galette-des-rois/ http://duasdelicias.wordpress.com/2012/01/06/dia-de-reis-na-franca-epiphanie-e-galette-des-rois/ http://en.wikipedia.org/wiki/King_cake http://www.fiche-maternelle.com/recette-galette-des-rois.html