terça-feira, 29 de julho de 2014

Nhoque da Sorte!. A Lenda e História

 Diz a lenda que São Pantaleão, São Pantaleão é um santo católico, que viveu no século IV, nascido em Nascimento 275 em Nicomédia hoje conhecida como İzmit, na Turquia
Situa-se no golfo de İzmit, no mar de Mármara e fica a aproximadamente 100 km de Istambul, antiga Constantinopla.

Num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. Mesmo com a família grande e pouca comida, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Ao recolher os pratos a família descobriu que embaixo de cada um havia bastante dinheiro.
E assim a historia começou a rodar o mundo e de lenda passou para uma verdadeira tradição de todo dia 29 do mês. Dia em que pessoas de todos os lugares do mundo saboreiam o nhoque e realizam tradicional ritual, que consiste em colocar notas ou moedas embaixo do prato e comer as sete primeiras massas em pé ou não? E fazer um pedido para cada uma delas. Após este ritual de simpatia aproveitar a refeição completa
 O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura ou como a crença popular, deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia. 
No mundo as pessoas por anos repetem essa tradição e profetizando que foi de ajuda para concretizar projetos, arrumar companhias ou favorecer reconciliações


 O simpático costume de comer nhoque no dia 29 poder ser recente, mas a história do prato é bastante antiga. Foi certamente o primeiro tipo de massa caseira.
O espaguete, o ravióli e companhia são posteriores. Supõe-se que o nhoque exista desde os antigos gregos e romanos.
Na Itália, chamaram-no primeiramente de macarrão.
Na Idade Média, porém, já era conhecido com o nome atual.
Em português, escreve-se nhoque. Fica parecendo vocábulo de ascendência tupi-guarani. Em italiano, grafa-se “gnocchi”.
A receita é muito antiga e teve origem no norte de Itália, tendo sido difundida pelos romanos durante o império. Somente por volta de 1700 é que a batata foi introduzida e talvez tenha sido ela a responsável pela popularização do prato. Mudando conforme os ingredientes da massa e do molho, o nhoque começou a ser elaborado com várias farinhas, sobretudo de trigo, arroz e inclusive com miolo de pão. 
Após a introdução do milho na Itália, em meados do século 16, surgiu o nhoque de polenta. Mas foi a chegada da batata, entre os séculos 16 e 17, que mudou a história do prato. Tornou-se seu ingrediente supremo, embora continuem prestigiados os nhoques de farinha de trigo e semolina. Trata-se de um acompanhamento de um prato principal, preparado à base de batata ou farinha de trigo. 

Na harmonização um bom tinto italiano como  Chianti, Barbera, Barolo ou Barbaresco.







Fontes de dados e fotos
ww.saporeditalia.com.
pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Nhoquet
Texto Leila Bumachar