terça-feira, 15 de abril de 2014

Nona Carmela Ristorante. Um Pedacinho da Itália no coração de Belo Horizonte!



Visitei um Pedacinho da Itália no coração de Belo Horizonte, localizado no charmoso bairro de Lourdes o Ristorante Nonna Carmela!




Uma idéia. Um desejo. E três amigos, três Chefs se juntaram para refazerem a historia de Nonna Carmela , e sua vera cucina italiana.





No clima familiar do restaurante os pratos são elaborados fruto dos livros de receitas das famílias dos sócios proprietários.



Nonna Carmela nasceu em Pisciotta, pequena cidade localizada no sul da Itália e chegou ao Brasil, precisamente em Belo Horizonte em  1924. Aqui em BH criou um pequeno comercio um armazém aonde suas delicias eram vendidas.



A aldeia de Pisciotta, aonde tem mil janelas para o mar esmeralda está  situado no topo de uma colina rodeada por antigas oliveiras, uma das mais belas aldeias na região do Mediterrâneo.
Uma cidade de uma beleza sóbria e austera, suas casas, suas ruas, seu folclore, eles falam sobre sua história inicial da cidade medieval.



E historia continua ... Uma geração apos outra de degustativas criações culinárias. 

Sra. Carmela é avó da sogra de Flávio Fantini (sócio) ,que dá nome a casa. Como uma boa italiana apreciava a convivência da mesa e da família, sua irmã de Anella Peluso foi mãe de uma geração de restaurateurs que abriram na cidade como Provincia di Salerno, Anella, Zia Pippina e Pippinela.

Mas seriam os famosos almoços da Nonna que a tornaram lendária,como polpeta servida antes do almoço, ao spagueti ao suco e a braciola.




Desta tradição o Trio de sócios chefes foram criando novos pratos, mas sempre com alma na tradicional cozinha italiana misto com produtos brasileiros.
Minicanelones de carne seca com molho de abóbora. 
Pana cotta com coulis de jabuticaba. 
Rosbife de filé ao molho de vinho tinto com purê de batata baroa ao perfume de trufas.
Na parte de massas, destaque para as que são produzidas no local, como a Lasanha della Nonna.







O Trio.... 
Dininho Ballesteros. Fundou há 28 anos a confeitaria Bendita Gula. Aluno do Humberto Passeado por 10 anos, e posteriormente por mais de 20 anos foi aluno da Dadeth. 
Desde 2011 ministra aulas de culinária e presta consultoria para empreendimentos na área de gastronomia.
Flávio Fantini. Por três anos cozinhou como chef convidado, no festival de Gastronomia de Tiradentes no bar da praça, fazendo comida de Boteco.
Matheus Ballesteros. Desde pequeno Matheus influenciado pelo seu pai conviveu no meio gastronômico, rico de surpresas e sabores.Sempre inclinado para áreas de criatividade, tem duas paixões: Desenhar e cozinhar.



 Rua Antônio de Albuquerque, 1.607 – Lourdes








Edicáo de texto
Leila Bumachar
Fontes e Fotos 
L. Bumachar Consultoria
http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/gastronomia
http://www.nonnacarmela.com.br