segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Tour Natalino! Árvore de Natal pelas cidades do mundo e sua origem/ ano 2013

Mosaico de Jesus como Christo Sole (Cristo, o Sol) no Mausoléu M na necrópole do século 4 sob a Basílica de São Pedro, em Roma.

A árvore de Natal é considerada por alguns como uma "cristianização" da tradição e rituais pagãos em torno do Solstício de Inverno, que incluía o uso de ramos verdes, além de ser uma adaptação de adoração pagã das árvores.
Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milênio antes de Cristo já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultuavam e realizavam festivais em seu favor.
Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra.
Na Assíria a deusa Semiramis havia feito uma promessa aos assírios, de que quem montasse uma árvore com enfeites e presentes em casa no dia do nascimento dela, ela iria abençoar aquela casa para sempre.
Entre os egípcios, o cedro se associava a Osíris. Os gregos ligavam o loureiro a Apolo, o abeto a Átis, a azinheira a Zeus. Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.
Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letônia, em 1510.

Príncipe Alberto e família junto à Árvore de Natal no palácio real britânico - (Natal de 1846)

No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal
Sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, uma das mais populares atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. ““ Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. “”
Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os séculos XVI e XVIII.
Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.
Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos

Nascia assim  árvore de natal

O dia de montar as decorações natalinas varia em cada país. No Brasil, o dia certo para montar a Árvore de Natal é no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, dia que marca o início do Advento.
Em Portugal, é costume montar a Árvore de Natal no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do país.
No dia 6 de Janeiro, comemora-se o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos à Belém, encerrando a magia do Natal, quando a árvore de natal e demais decorações natalinas são desfeitas. 
árvore de Natal , nos dias de hoje na época natalina está em quase todas as capitais do mundo,  simbolizando paz, alegria , esperança e Vida.


Um Giro de algumas belas árvores de natal pelo mundo! 


Itália em Gubbio, no Monte Ingino, 500 lâmpadas são ligadas a cabos para projetar luzes neon de diferentes cores.

No centro histórico de Salerno, na Piazza Portanova 

Em  2009 Cidade do México, o “Paseo de la Reforma” 

Estocolmo, na Suécia.

Lisboa, Portugal


Porto, Portugal

Rovaniemi , Finlândia.

 Estrasburgo, França

 Trafalgar Square, Londres,UK

Tóquio . Japão. Árvore foi feita de 40 quilos de ouro puro, mede cerca de 2,4 metros de altura e 1,2 metro de diâmetro. Ela é decorada com silhuetas recortadas em ouro puro de 50 personagens populares da Disney. 

Madrid, Espanha


Nova York, USA, Rockefeller Center e sua tradicional Christmas Tree Lighting Ceremony"  


The Grove Christmas Tree Lighting, em Los Angeles, USA



 Galeries Lafayette, Paris, França



Pequim ,China



 Parque  Ibirapuera, São Paulo, Brasil


Rio de Janeiro, Brasil. Árvore de Natal da Lagoa, consideradas pelo Guinness Book of Records a maior árvore de Natal flutuante do mundo, com 85 metros de altura.


Ano 2014 - Rio de Janeiro Brasil.




Ediçoa de texto e fotos Leila Bumachar

Fotos. Getty Images,Kazuhiro Nogi/AFP/,inauguracao-arvore-de-natal-da-bradesco-seguros

Pesquisa wikepedia , http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal