segunda-feira, 23 de julho de 2007

Degustação vinhos Rippon Vineryard & Winery ano 2007



A degustação realizada na sede da Associação Brasileira dos Sommeliers no Rio de Janeiro para o grupo do Forum ABS/RJ  foi composta de 6 vinhos, 3 Brancos e 3 Tintos.

A exposição feita pelo Nicholas Mills, com um ajuda de Orlando sócio da Premium para a tradução do idioma inglês/português em alguns momentos.
Nicholas apesar de novo em idade transmite a sua paixão pelo vinho viticultura como os antigos Terroir da França e Portugal.
Em sua explicação geográfica a Rippon se localiza na região da província Central Otago, sendo uma região com o solo e clima ideal para a produção de excelente Pinots.
sede da Rippon

OS BRANCOS
O primeiro a ser degustado foi um Sauvignon Blanc 2002 - com 145 teor alcoólico fermentado 205 em barris de carvalho velho e 80% em tanques abertos, seco, de cor clara límpida com uma transparência perfeita, sabor forte e refrescante provocando uma forte salivação, gosto de azeitonas verdes, daria uma graduação de 80 pontos.
O segundo da noite foi um Riesling 2001, com 13% de teor alcoólico,fermentado em tanque de aço deitado, cor clara puxando levemente para amarelo opaco, boa transparência e limpidez, aroma forte de frutas cítricas um puxado gosto de limão galego, um pouco menos acido ao paladar, uma graduação de 75 pontos.
O terceiro Chardonnay 1999, com 13,5% de teor alcoólico, de cor amarelo ouro, com transparência opaca e com boa limpidez, um vinho para meio paladar correto com sabor forte e acentuado sem, porém permanecer na boca excessivo salivar por acentuada acidez do vinho, um gosto de caramelos queimados, este vinho é fermentado 100 por cento em barris de carvalho usados.uma graduação de 85 pontos.



OS TINTOS 
O quarto da noite foi um Pinot Noir 1997, considerados os astros da noite, este vinho com alto teor 13,5% e de açúcar, cor forte vermelha Granada, com pouca transparência, fermentação em barril de carvalho, encorpado, porem sente bem que sua vida não passará de mais um ano para o consumo, seco com pouca acidez porem com forte paladar acentuado em uvas passa e compotas caseiras, graduação 80 pontos.
O quinto Pinot Noir 1996, com 13,5%, cor vermelho alaranjado, opaco, pouca transparência, fermentado em barris de carvalho francês usados, sabor ácido forte deixando no paladar um intensivo gosto de madeira, porem com os taninos pouco acentuados, acentua-se oa a presença de casssis apos sorver alguns goles deste vinho, graduação 70 pontos.
O sexto e ultimo da noite foi Pinot Noir 2000, com teor alcoólico de 14% ,um forte vinho de cor vermelho rubi, boa limpidez, sabor ácido com tanino maduro, porem rico e firme preservando no céu da boca um gosto de baunilha,misturado com alguma furta vermelha, apesar de novo este vinho se mostrou melhor da noite dos tintos, graduação 90 pontos.


Texto e Comentários  Leila Bumachar